Eduardo Jordão é sócio do Portugal Ribeiro & Jordão Advogados desde 2019, tendo atuado em todas as fases de projetos de infraestrutura municipais, estaduais e federais, em diversos setores, como rodovias, aeroportos, ferrovias, saneamento básico, resíduos sólidos, mobilidade urbana e infraestrutura social. Possui ampla experiência no aconselhamento jurídico de clientes em questões regulatórias e na condução de pleitos de revisão ordinária e extraordinária de contratos de concessão e PPP, bem como de procedimentos de contencioso administrativo e arbitragem. Também atua na elaboração de pareceres jurídicos, opiniões legais e memorandos sobre temas variados envolvendo os direitos administrativo e econômico.
Tem sido seguidamente reconhecido como um dos advogados mais respeitados do Brasil por publicações como The Best Lawyers e Advogado mais admirado. Antes de ingressar na Portugal Ribeiro e Jordão, integrou renomados escritórios de São Paulo e de Londres, além de atuar como Assistente Jurídico em Direito Comparado no Conselho de Estado francês.
Desde 2013, Eduardo Jordão é Professor da FGV Direito Rio nos cursos de graduação, mestrado e doutorado. Obteve o título de Doutor em Direito summa cum laude pelas Universidades de Paris (Panthéon-Sorbonne) e de Roma (Sapienza), tendo realizado pesquisas de pós-doutorado na Harvard Law School e no MIT Economics. É Master of Laws (LL.M) pela London School of Economics and Political Sciences (LSE) e Mestre em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo (USP). Graduou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi pesquisador visitante na Yale Law School e pesquisador bolsista nos Institutos Max-Planck de Heidelberg e de Hamburgo.
Com vasta produção acadêmica no Brasil e no exterior, Jordão é reconhecido como um dos maiores especialistas do país em direito administrativo e econômico. Publicou 12 livros, mais de 50 artigos científicos em revistas ou coletâneas acadêmicas e mais de 100 textos em jornais, revistas e sites especializados.
Sua tese de doutorado (Controle Judicial de uma Administração Pública Complexa, Malheiros, 2016) recebeu em 2015 o Prêmio Lévy Ullmann, da Chancelaria das Universidades de Paris, concedido anualmente a um trabalho de destaque no ramo do direito comparado. No Brasil, o trabalho foi finalista do Prêmio Jabuti (2017).
Sua coletânea “Estudos Antirromânticos sobre Controle da Administração Pública” reúne todos os seus escritos sobre esse tema em que é reconhecimento especialista, estando na 3a edição (Malheiros/JusPodivm, 2025).
Publicou também o Curso de Direito Administrativo em Ação (Malheiros/JusPodivm, 2023), voltado para o aprendizado ativo da disciplina, ao lado de outros nove importantes professores de distintas faculdades.
Coidealizou várias iniciativas jurídicas relevantes nos últimos anos, como a Coluna Publicistas (Jota/sbdp), o perfil @instantededireitoadm no Instagram, o Prêmio Jovem Publicista, o site da Auloteca e a publicação mensal CAL Scholarship Corner.
É fluente em inglês, espanhol, francês e italiano, além de deter conhecimentos intermediários de alemão. Participa como palestrante de diversas conferências, seminários, cursos sobre direito público, no Brasil e no exterior.