Equipe

Sócio

Mauricio Portugal Ribeiro, sócio fundador do Portugal Ribeiro & Jordão Advogados, é uma das principais referências do Brasil em matéria de estruturação, regulação e equilíbrio econômico-financeiro de contratos de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs).

O histórico profissional de Mauricio Portugal Ribeiro, que combina experiência prática em posições de liderança no setor público e na iniciativa privada, demonstra de maneira exemplar a natureza interdisciplinar e notável de seu trabalho.

Mauricio fundou o escritório Portugal Ribeiro Advogados em 2011, liderando o escritório até hoje nas principais e mais importantes causas do setor de infraestrutura do Brasil.

Entre 2008 e 2011, atuou como Chefe do Departamento de Consultoria em Infraestrutura para o Brasil no IFC – International Finance Corporation, instituição do Grupo Banco Mundial. Nessa posição, liderou a equipe que estruturou várias PPPs inovadoras, incluindo a primeira concessão de rede metropolitana de rodovias, a primeira PPP do setor de saúde e a primeira PPP de escolas do Brasil.

Outras posições de destaque incluem a função de Chefe para o Setor de Infraestrutura e Setor Público no Citibank Brasil (2007-2008), Conselheiro de Administração da CHESF, da CEG e da ACESITA (2005-2007) e Chefe da Unidade de PPP do Governo Federal (2005-2007).

Mauricio é Mestre em Direito (LL.M.) pela Harvard Law School (2004) e é autor de várias publicações influentes no campo do direito de infraestrutura. Entre suas obras, destacam-se “10 anos da Lei de PPP 20 anos da Lei de Concessões: Viabilizando a implantação e melhoria de infraestruturas para o desenvolvimento econômico-social”, e “Regime Diferenciado de Contratação: Licitação de Infraestrutura Para Copa do Mundo e Olimpíadas”, além do livro “Concessões e PPPs: melhores práticas em licitações e contratos” e os “Comentários à Lei de PPP – fundamentos econômico-jurídicos”.

Mauricio foi professor de Direito de Infraestrutura na Graduação em Direito da FGV no Rio de Janeiro entre 2009 e 2011, e ministra o curso de Direito Regulatório na Pós-graduação da Faculdade de Direito da FGV em São Paulo.

Foi também um dos redatores do projeto de lei de PPP que deu origem à Lei Federal n. 11.079/04 e redator da parte da Lei 11.096/06 que reformou a Lei n. 8.987/95, a Lei Geral de Concessões.

Com uma extensa lista de participações como palestrante em diversas conferências, seminários e cursos sobre participação privada em infraestrutura, Mauricio tem contribuído significativamente para o debate acadêmico e prático sobre questões regulatórias no Brasil, tornando-se uma referência indiscutível na área.

Publicações de

Maurício Portugal Ribeiro

Renegociação de contratos na administração pública: objeções mais comuns da doutrina tradicional

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Nota sobre o equilíbrio econômico-financeiro e a sustentabilidade econômico-financeira de contratos

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iNFRADebate: Renegociação de contratos – o que diz a resposta do TCU à consulta sobre a revogação das relicitações?

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iNFRADebate: Neofilia e teoria jurídica de mãos dadas para prejudicar as concessões

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iNFRADebate: Comentários ao estudo sobre contratação incompleta de projetos de infraestrutura publicado por Nobrega, Véras e Turolla

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Arbitragem e equilíbrio econômico-financeiro do contrato

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iNFRADebate: O maior descumprimento do novo Marco Legal do Saneamento – o caso da regionalização do estado da Paraíba

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iNFRADebate: Infraestrutura – O que é importante assegurar em eventual transição para o Governo do PT

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iNFRADebate: Restringir a concorrência… para garantir a concorrência – o caso do arrendamento do terminal portuário STS-10

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iNFRADebate: Nota sobre os equívocos na decisão da ANAC sobre reequilíbrios de longo prazo dos aeroportos pela pandemia

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iNFRADebate: 2022 e os desafios nas licitações e contratos públicos – customizar leilões e produzir dados empíricos sobre riscos¹

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    Reequilíbrios incompletos de contratos de concessão e PPP: reequilíbrio econômico (que não caracteriza reequilíbrio financeiro) e reequilíbrio financeiro (que não caracteriza reequilíbrio econômico)

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    Devemos proibir que recomposição do equilíbrio econômico-financeiro altere a distribuição de riscos originária do contrato?

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    O atraso em reequilibrar contratos de concessão e PPP pode ser enquadrado como improbidade administrativa?

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    Receitas acessórias decorrentes de novos projetos imobiliários em concessões e PPPs

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    Novo pacote de infraestrutura do Governo Dilma: 15 erros que precisam ser corrigidos

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    Riscos de remoção, remanejamento e instalação de interferências e acidentes com interferências em concessões e PPPs

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    Arbitragem, TCU e risco regulatório: se o TCU quiser contribuir para reduzir o risco regulatório precisa rever sua posição sobre arbitragem em contratos administrativos

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    O que todo profissional de infraestrutura precisa saber sobre equilíbrio econômico-financeiro de concessões e PPPs (mas os nossos juristas ainda não sabem)

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    Sobre a divulgação pelo Portugal Ribeiro Advogados da minuta de anexo a contrato de concessão ou PPP, sobre recomposição do equilíbrio econômico-financeiro

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    Como viabilizar o uso de aterros sanitários objeto de concessão ou PPP e regularizados ambientalmente por municípios próximos ao concedente?

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    Como lidar com o risco de financiamento de concessões e PPPs em períodos de normalidade e de crise

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    Riscos ambientais em concessões e PPPs

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    Renegociação de contratos na administração pública: objeções mais comuns da doutrina tradicional

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    iNFRADebate: Renegociação de contratos – o que diz a resposta do TCU à consulta sobre a revogação das relicitações?

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    iNFRADebate: Novo Marco Legal do Saneamento – efeitos da manutenção pelo Congresso Nacional do veto ao artigo 16, particularmente sobre os limites para assinar novos contratos de programa

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    iNFRADebate: Agências reguladoras independentes, só com procuradorias independentes

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    Vídeos de

    Maurício Portugal Ribeiro

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    Regionalização no setor de saneamento: promessas e problemas de engenharia institucional

    Esse vídeo de certa maneira é continuidade de um vídeo anterior publicado pouco depois da aprovação do novo marco legal do saneamento no qual Mauricio Portugal Ribeiro manifestava seu entendimento de que a manutenção da titularidade dos serviços de saneamento com os municípios era um erro.

    Acomp. pelo TCU das iniciativas da ANA, projetos de concessão e PPP e Ministro das Minas e Energia (Infra em Pauta)

    O programa trata do acompanhamento pelo TCU das iniciativas da ANA previstas no Novo Marco Regulatório do Saneamento, o adiamento da licitação de projetos de concessão e PPP em razão da escalada no custo dos insumos e também as expectativas com troca de comando no Ministro das Minas e Energia.

    TCE-MG decide que o limite de alteração de 25% não se aplica a concessões

    TCE-MG decide que o limite quantitativo de 25% para alteração de contratos administrativos não se aplica a contratos de concessão e PPPs.

    Utilização de precatórios para pagamento de outorga, Normas sobre reequilíbrio e Reajuste tarifários (Infra em Pauta)

    O programa trata da utilização de precatórios para pagamento de outorga, as normas sobre reequilíbrio por variação dos custos de obras e também sobre a aprovação de urgência para PDL que suspende a aplicação de reajuste tarifários nas contas de luz.

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    Decreto deixa as PMIs fora do novo marco legal do saneamento

    : O Decreto 11.030, de 1 de abril de 2022 alterou o Decreto 10.588/21 para prever a transição entre os contratos de programa irregulares e precários para novos contratos de concessão ou PPP para prestação de serviços de saneamento. O Decreto não previu a abertura de PMIs como meio para desenvolver os novos contratos de concessão.

    Comprovação e análise da capacidade econômico-financeira e decl. de precariedade e irregularidade (Infra em Pauta)

    O programa trata do processo de comprovação e análise da capacidade econômico-financeira das empresas estatais, que teve término com a decisão das respectivas agências em 31/3, e também sobre as consequências da declaração de precariedade e irregularidade dos contratos de programa.

    Gov. tenta destravar relicitações, conc. de resíduos sólidos urbanos, att. das bandeiras tarifárias (Infra em Pauta)

    O programa trata da MP do Voo Simples, que busca destravar as relicitações de Viracopos e São Gonçalo do Amarante, a licitação da concessão de resíduos sólidos urbanos realizada pelo CONVALE e também sobre a imposição de bandeira tarifária verde a partir do dia 16 de abril.

    Resultado do leilão da CODESA, nova diretoria da ANA, CCR e o Estado de SP e edição do Decreto 11030 (Infra em Pauta)

    O programa trata do resultado do leilão de desestatização da CODESA, a indicação da nova diretoria da ANA, o fechamento do acordo definitivo da CCR com o Estado de São Paulo para solução de passivos regulatórios no setor rodoviário, e também sobre a edição do Decreto 11030 de 1 de abril, sobre regularização das operações e apoio técnico e financeiro da União aos titulares dos serviços de saneamento.