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Sócio

Mauricio Portugal Ribeiro, sócio fundador do Portugal Ribeiro & Jordão Advogados, é uma das principais referências do Brasil em matéria de estruturação, regulação e equilíbrio econômico-financeiro de contratos de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs).

O histórico profissional de Mauricio Portugal Ribeiro, que combina experiência prática em posições de liderança no setor público e na iniciativa privada, demonstra de maneira exemplar a natureza interdisciplinar e notável de seu trabalho.

Mauricio fundou o escritório Portugal Ribeiro Advogados em 2011, liderando o escritório até hoje nas principais e mais importantes causas do setor de infraestrutura do Brasil.

Entre 2008 e 2011, atuou como Chefe do Departamento de Consultoria em Infraestrutura para o Brasil no IFC – International Finance Corporation, instituição do Grupo Banco Mundial. Nessa posição, liderou a equipe que estruturou várias PPPs inovadoras, incluindo a primeira concessão de rede metropolitana de rodovias, a primeira PPP do setor de saúde e a primeira PPP de escolas do Brasil.

Outras posições de destaque incluem a função de Chefe para o Setor de Infraestrutura e Setor Público no Citibank Brasil (2007-2008), Conselheiro de Administração da CHESF, da CEG e da ACESITA (2005-2007) e Chefe da Unidade de PPP do Governo Federal (2005-2007).

Mauricio é Mestre em Direito (LL.M.) pela Harvard Law School (2004) e é autor de várias publicações influentes no campo do direito de infraestrutura. Entre suas obras, destacam-se “10 anos da Lei de PPP 20 anos da Lei de Concessões: Viabilizando a implantação e melhoria de infraestruturas para o desenvolvimento econômico-social”, e “Regime Diferenciado de Contratação: Licitação de Infraestrutura Para Copa do Mundo e Olimpíadas”, além do livro “Concessões e PPPs: melhores práticas em licitações e contratos” e os “Comentários à Lei de PPP – fundamentos econômico-jurídicos”.

Mauricio foi professor de Direito de Infraestrutura na Graduação em Direito da FGV no Rio de Janeiro entre 2009 e 2011, e ministra o curso de Direito Regulatório na Pós-graduação da Faculdade de Direito da FGV em São Paulo.

Foi também um dos redatores do projeto de lei de PPP que deu origem à Lei Federal n. 11.079/04 e redator da parte da Lei 11.096/06 que reformou a Lei n. 8.987/95, a Lei Geral de Concessões.

Com uma extensa lista de participações como palestrante em diversas conferências, seminários e cursos sobre participação privada em infraestrutura, Mauricio tem contribuído significativamente para o debate acadêmico e prático sobre questões regulatórias no Brasil, tornando-se uma referência indiscutível na área.

Publicações de

Maurício Portugal Ribeiro

Proibição de empresa ganhar mais de um lote em licitação de obra, concessão ou PPP.

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A portaria 262/13, do Ministério das Cidades, repasse de recursos para PPPs de mobilidade urbana e risco dos projetos atrasarem

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Portaria 262/2013 do Ministério das Cidades e o risco de atraso nos projetos de PPP de mobilidade urbana

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Alteração nas regras relativas à intervenção nas concessões no setor elétrico

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Reformando o RDC – Regime Diferenciado de Contratação

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Desapropriações e desocupações em concessões e PPPs: custos, riscos, sensibilidade política e os Princípios do Equador.

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Concessões e PPPs: o que temos a aprender com o falso cumprimento dos contratos?

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Erros e acertos no uso do plano de negócios e da metodologia do fluxo de caixa marginal

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Alteração de contratos de concessão e PPP por interesse da administração pública: problemas econômicos, limites teóricos e dificuldades reais

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Contabilização pública do aporte e da contraprestação em PPP e o seu controle fiscal

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A Lei 12.766 (resultante da conversão da medida provisória 575/12) e o nível de detalhamento dos estudos de engenharia em PPPs

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O risco de variação do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro líquido pode ser alocado ao poder concedente em contratos de concessão e PPP?

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        Maurício Portugal Ribeiro

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        MP da Eletrobras, Resolução de Reequilíbrio na ANTT e MP do Aumento do Peso por Eixo dos Caminhões (Infra em Pauta)

        O programa trata da medida provisória que permite a desestatização da Eletrobras, sobre a decisão da ANTT de rever as regras sobre reequilíbrio contratual e suas concessões e também a medida provisória do aumento do peso por eixo dos caminhões.

        Críticas ao fluxo de caixa marginal: as inconveniências de se trabalhar com múltiplos fluxos

        Plano de negócios e fluxo de caixa marginal A metodologia do fluxo de caixa marginal para reequilíbrio de contratos tal qual prevista nos contratos de concessão e PPP atuais exige criar-se um novo fluxo de caixa marginal para cada evento de desequilíbrio. Se considerarmos que um contrato de concessão tem em torno de 30 anos de duração e que é comum ocorrerem de 2 a 3 eventos de desequilíbrio por ano em contratos desse tipo, pode-se esperar que a gestão de cada contrato de concessão ou PPP envolva o estabelecimento de 60 a 90 fluxos de caixa marginais ao longo da vida do contrato e isso é tecnicamente inadequado e inconveniente do ponto de vista da atividade de gestão do contrato.

        Críticas ao fluxo de caixa marginal: a distorção da distribuição de riscos

        Plano de negócios e fluxo de caixa marginal Esse vídeo faz parte da série sobre fluxo de caixa marginal e plano de negócios e é o primeiro dos 4 vídeos que pretendo publicar sobre críticas ao uso atual da metodologia do fluxo de caixa marginal.

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        Regulação Saneamento, DNIT e Medida provisória para a privatização da Eletrobrás (Infra em Pauta)

        O programa trata sobre a Regulação do saneamento e o decreto sobre a capacidade econômico-financeira dos prestadores, sobre a redução do orçamento destinado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e também o relatório sobre a medida provisória para a privatização da Eletrobrás.

        Por que o fluxo de caixa marginal se tornou a metodologia hegemônica para reequilíbrio de contratos?

        : Plano de negócios e fluxo de caixa marginal Em que contexto, como, por que e para quê a metodologia do fluxo de caixa marginal foi estendida para se tornar o método padrão de reequilíbrio dos contratos de concessão e PPP? Esse é o terceiro vídeo da série sobre o fluxo de caixa marginal e o plano de negócios como metodologias para reequilíbrio de contratos de concessão e PPP.

        Por que o fluxo de caixa marginal foi criado para reequilíbrio de contratos de concessão e PPP?

        Plano de negócios e fluxo de caixa marginal Em que contexto, como, por que e para quê a metodologia do fluxo de caixa marginal foi criada para reequilíbrio de contratos de concessão e PPP? Esse é o segundo vídeo da série sobre o fluxo de caixa marginal e o plano de negócios como metodologias para reequilíbrio de contratos de concessão e PPP.

        Projeto Ferrogrão, Decisão do TCU e Acordo Ecorodovias Estado de SP (Infra em Pauta)

        O programa fala sobre sobre a Ferrogrão, nova tese sobre necessidade de PPP defendida pelo MPF, além da decisão "inovadora" do TCU sobre direito de prorrogação de contratos portuários e a solução de passivos de concessões rodoviárias do Estado de São Paulo (EcoRodovias).

        Funções do plano de negócios em licitações e contratos de concessão e PPP

        Quais são as funções do plano de negócios nas licitações e contratos de concessão e PPP? Esse vídeo inicia uma série de vídeos sobre metodologias para reequilíbrio de contratos de concessão, focando particularmente no plano de negócios e no fluxo de caixa marginal.