Equipe

Sócio

Mauricio Portugal Ribeiro, sócio fundador do Portugal Ribeiro & Jordão Advogados, é uma das principais referências do Brasil em matéria de estruturação, regulação e equilíbrio econômico-financeiro de contratos de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs).

O histórico profissional de Mauricio Portugal Ribeiro, que combina experiência prática em posições de liderança no setor público e na iniciativa privada, demonstra de maneira exemplar a natureza interdisciplinar e notável de seu trabalho.

Mauricio fundou o escritório Portugal Ribeiro Advogados em 2011, liderando o escritório até hoje nas principais e mais importantes causas do setor de infraestrutura do Brasil.

Entre 2008 e 2011, atuou como Chefe do Departamento de Consultoria em Infraestrutura para o Brasil no IFC – International Finance Corporation, instituição do Grupo Banco Mundial. Nessa posição, liderou a equipe que estruturou várias PPPs inovadoras, incluindo a primeira concessão de rede metropolitana de rodovias, a primeira PPP do setor de saúde e a primeira PPP de escolas do Brasil.

Outras posições de destaque incluem a função de Chefe para o Setor de Infraestrutura e Setor Público no Citibank Brasil (2007-2008), Conselheiro de Administração da CHESF, da CEG e da ACESITA (2005-2007) e Chefe da Unidade de PPP do Governo Federal (2005-2007).

Mauricio é Mestre em Direito (LL.M.) pela Harvard Law School (2004) e é autor de várias publicações influentes no campo do direito de infraestrutura. Entre suas obras, destacam-se “10 anos da Lei de PPP 20 anos da Lei de Concessões: Viabilizando a implantação e melhoria de infraestruturas para o desenvolvimento econômico-social”, e “Regime Diferenciado de Contratação: Licitação de Infraestrutura Para Copa do Mundo e Olimpíadas”, além do livro “Concessões e PPPs: melhores práticas em licitações e contratos” e os “Comentários à Lei de PPP – fundamentos econômico-jurídicos”.

Mauricio foi professor de Direito de Infraestrutura na Graduação em Direito da FGV no Rio de Janeiro entre 2009 e 2011, e ministra o curso de Direito Regulatório na Pós-graduação da Faculdade de Direito da FGV em São Paulo.

Foi também um dos redatores do projeto de lei de PPP que deu origem à Lei Federal n. 11.079/04 e redator da parte da Lei 11.096/06 que reformou a Lei n. 8.987/95, a Lei Geral de Concessões.

Com uma extensa lista de participações como palestrante em diversas conferências, seminários e cursos sobre participação privada em infraestrutura, Mauricio tem contribuído significativamente para o debate acadêmico e prático sobre questões regulatórias no Brasil, tornando-se uma referência indiscutível na área.

Publicações de

Maurício Portugal Ribeiro

Novo fundo garantidor de PPPs federais pode também ser utilizado por Estados e Distrito Federal: agora vai?

Maurício Portugal Ribeiro Download

Controles fiscais e PPPs: excluindo as PPPs que geram dívida do limite de despesas com PPPs de Estados e Municípios

Maurício Portugal Ribeiro Download

Explicando a MP 575/12 a especialistas e não especialistas

Maurício Portugal Ribeiro Download

Subsídio a investimento em concessões e PPPs

Maurício Portugal Ribeiro Download

Regime Diferenciado de Contratação: licitação de infraestrutura para Copa do Mundo e Olimpíadas

Maurício Portugal Ribeiro Download

Financiamento de concessões e PPP: sugestões sobre como lidar com os riscos de encampação e rescisão

Maurício Portugal Ribeiro Download

20 Anos da Lei de Concessões, 10 Anos da Lei de PPPs

Maurício Portugal Ribeiro Download

Comentários à Lei de PPP

Maurício Portugal Ribeiro Download

Concessões e PPPs: melhores práticas em licitações e contratos

Maurício Portugal Ribeiro Download
Nenhum arquivo encontrado!
    Nenhum arquivo encontrado!
      Nenhum arquivo encontrado!

        Vídeos de

        Maurício Portugal Ribeiro

        Generic selectors
        Exact matches only
        Search in title
        Search in content
        Post Type Selectors

        ANAC e relicitação de aeroportos: concessionário novo pode não pagar a indenização do anterior

        A ANAC disciplinou o cálculo e pagamento da indenização por investimentos não amortizados a concessionários de aeroportos em caso de relicitação na Resolução nº 533, de 7 de novembro de 2019

        Edição Especial sobre o Leilão da CEDAE (Infra em Pauta)

        O Programa fala sobre o setor de Saneamento depois do Leilão da CEDAE, onde estamos e para onde vamos na aplicação do Novo Marco Regulatório, Guerra de liminares, Avaliação do resultado do leilão e a Agenda regulatória.

        O TCU disse que subsídio cruzado tarifário só com previsão legal. Será que o TCU está certo?

        Na recente discussão sobre a validade dos subsídios sobre a geração distribuída, o TCU se pronunciou dizendo ser ilegal subsídio cruzado tarifário sem previsão legal. O TCU está certo? É necessária autorização legal para a criação de subsídio cruzado tarifário em projetos de infraestrutura? Será que o TCU não confundiu a exigência de autorização legal para subsídios tarifários provenientes do erário com subsídios cruzados tarifários (subsídio vindo de outros usuários)?

        Concessões de aeroportos e ANAC: reequilíbrio só quando impacto é superior a 1% da receita?

        Os mais recentes contratos de concessão federal de aeroportos estabelecem que só há direito a pedir reequilíbrio nos casos em que o impacto do evento de desequilíbrio excede a 1% da receita bruta média do concessionário nos últimos 3 anos. Essa regra faz sentido? Por que?

        Programa Especial sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Infra em Pauta)

        O Infra em Pauta fala da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, abordando temas como o Diálogo Competitivo, Arbitragem, Criminalização do Erro em Projetos, Nulidades, Distribuição de Riscos, Equilíbrio Econômico-Financeiro, Retorno Econômico e Performance Bond.

        Novo Marco Legal de Saneamento: a grande oportunidade perdida

        Esse vídeo explica que o Novo Marco Legal de Saneamento (Lei 14.026/20) perdeu a oportunidade, talvez única na nossa história, de atribuir à União a titularidade dos serviços de saneamento básico

        ESG: como preservar a floresta amazônica em pé?

        3 sugestões para aprimorar as concessões florestais para manejo sustentável da Floresta Amazônica.

        Decisão do STF, Concessão dos aeroportos paulistas e ANEEL como referência internacional (Infra em Pauta)

        O programa fala sobre a ANEEL como referência internacional, concessão dos aeroportos paulistas e a decisão do STF de declarar inconstitucional o dispositivo com base no qual estão sendo anulados os aditivos aos contratos de concessão de rodovias paulistas assinados em 2006.

        STF obriga TCU a respeitar acordos de leniência: entrevista com Adriano Maia

        Entrevista com Adriano Maia, sócio da VMB Jurídica e especialista em acordos de leniência, sobre recente decisão do Supremo Tribunal Federal que obriga TCU a respeitar acordos de leniência assinados por entes da administração pública. Apresentado por Mauricio Portugal Ribeiro.