Equipe

Sócio

Mauricio Portugal Ribeiro, sócio fundador do Portugal Ribeiro & Jordão Advogados, é uma das principais referências do Brasil em matéria de estruturação, regulação e equilíbrio econômico-financeiro de contratos de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs).

O histórico profissional de Mauricio Portugal Ribeiro, que combina experiência prática em posições de liderança no setor público e na iniciativa privada, demonstra de maneira exemplar a natureza interdisciplinar e notável de seu trabalho.

Mauricio fundou o escritório Portugal Ribeiro Advogados em 2011, liderando o escritório até hoje nas principais e mais importantes causas do setor de infraestrutura do Brasil.

Entre 2008 e 2011, atuou como Chefe do Departamento de Consultoria em Infraestrutura para o Brasil no IFC – International Finance Corporation, instituição do Grupo Banco Mundial. Nessa posição, liderou a equipe que estruturou várias PPPs inovadoras, incluindo a primeira concessão de rede metropolitana de rodovias, a primeira PPP do setor de saúde e a primeira PPP de escolas do Brasil.

Outras posições de destaque incluem a função de Chefe para o Setor de Infraestrutura e Setor Público no Citibank Brasil (2007-2008), Conselheiro de Administração da CHESF, da CEG e da ACESITA (2005-2007) e Chefe da Unidade de PPP do Governo Federal (2005-2007).

Mauricio é Mestre em Direito (LL.M.) pela Harvard Law School (2004) e é autor de várias publicações influentes no campo do direito de infraestrutura. Entre suas obras, destacam-se “10 anos da Lei de PPP 20 anos da Lei de Concessões: Viabilizando a implantação e melhoria de infraestruturas para o desenvolvimento econômico-social”, e “Regime Diferenciado de Contratação: Licitação de Infraestrutura Para Copa do Mundo e Olimpíadas”, além do livro “Concessões e PPPs: melhores práticas em licitações e contratos” e os “Comentários à Lei de PPP – fundamentos econômico-jurídicos”.

Mauricio foi professor de Direito de Infraestrutura na Graduação em Direito da FGV no Rio de Janeiro entre 2009 e 2011, e ministra o curso de Direito Regulatório na Pós-graduação da Faculdade de Direito da FGV em São Paulo.

Foi também um dos redatores do projeto de lei de PPP que deu origem à Lei Federal n. 11.079/04 e redator da parte da Lei 11.096/06 que reformou a Lei n. 8.987/95, a Lei Geral de Concessões.

Com uma extensa lista de participações como palestrante em diversas conferências, seminários e cursos sobre participação privada em infraestrutura, Mauricio tem contribuído significativamente para o debate acadêmico e prático sobre questões regulatórias no Brasil, tornando-se uma referência indiscutível na área.

Publicações de

Maurício Portugal Ribeiro

Erros e acertos no uso do plano de negócios e da metodologia do fluxo de caixa marginal

Maurício Portugal Ribeiro Download

Alteração de contratos de concessão e PPP por interesse da administração pública: problemas econômicos, limites teóricos e dificuldades reais

Maurício Portugal Ribeiro Download

Contabilização pública do aporte e da contraprestação em PPP e o seu controle fiscal

Maurício Portugal Ribeiro Download

A Lei 12.766 (resultante da conversão da medida provisória 575/12) e o nível de detalhamento dos estudos de engenharia em PPPs

Maurício Portugal Ribeiro Download

O risco de variação do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro líquido pode ser alocado ao poder concedente em contratos de concessão e PPP?

Maurício Portugal Ribeiro Download

Novo fundo garantidor de PPPs federais pode também ser utilizado por Estados e Distrito Federal: agora vai?

Maurício Portugal Ribeiro Download

Controles fiscais e PPPs: excluindo as PPPs que geram dívida do limite de despesas com PPPs de Estados e Municípios

Maurício Portugal Ribeiro Download

Explicando a MP 575/12 a especialistas e não especialistas

Maurício Portugal Ribeiro Download

Subsídio a investimento em concessões e PPPs

Maurício Portugal Ribeiro Download

Regime Diferenciado de Contratação: licitação de infraestrutura para Copa do Mundo e Olimpíadas

Maurício Portugal Ribeiro Download

Financiamento de concessões e PPP: sugestões sobre como lidar com os riscos de encampação e rescisão

Maurício Portugal Ribeiro Download

20 Anos da Lei de Concessões, 10 Anos da Lei de PPPs

Maurício Portugal Ribeiro Download
Nenhum arquivo encontrado!
    Nenhum arquivo encontrado!
      Nenhum arquivo encontrado!

        Vídeos de

        Maurício Portugal Ribeiro

        Generic selectors
        Exact matches only
        Search in title
        Search in content
        Post Type Selectors

        Regulação Discricionária e Regulação Contratual: diferenças e semelhanças

        Entrevista e debate com Marcelo Lennertz, sócio do Portugal Ribeiro Advogados, e Sebastian Butto, sócio da Siglasul Consultores, sobre as diferenças entre regulação discricionária e regulação contratual de concessões e PPPs. Quais os fundamentos da diferença? Qual a utilidade e os efeitos dessa distinção?

        Crise hídrica, Lei aprovada pelo Estado do RS e Reequilíbrio da CRT (Infra em Pauta)

        O programa trata do projeto de lei aprovado na assembleia legislativa do RS que retira poderes de sua agência reguladora, sobre o reequilíbrio da CRT depois de quase 20 anos e também a crise de energia cada vez mais iminente.

        Fluxo de Caixa Marginal: proteção inadequada contra riscos alocados a outras partes do contrato

        Plano de negócios e fluxo de caixa marginal Esse é o último vídeo da série sobre o plano de negócios e o fluxo de caixa marginal como metodologias para reequilíbrio dos contratos de concessão e PPP. Ele comenta o risco de desalinhamento entre (a) a taxa de rentabilidade esperada usada pelo vencedor da licitação como referência para a sua decisão de investimento e (b) a taxa definida pela agência reguladora ou por fórmula estabelecida no contrato para diluir no tempo a compensação pela ocorrência de eventos de desequilíbrio. Esse risco de desalinhamento cria a possibilidade relevante de o concessionário não ser compensado adequadamente pelas ocorrências de eventos de desequilíbrio.

        Fluxo de Caixa Marginal: arbitrariedade na criação do fluxo de caixa regulatório

        Dando seguimento à série de vídeos sobre o plano de negócios e o fluxo de caixa marginal como metodologias para reequilíbrio do contrato, o presente vídeo comenta as consequências da metodologia do fluxo de caixa marginal não prever a apresentação pelo vencedor da licitação de um fluxo de caixa para fins regulatórios, o que gera a necessidade do regulador elaborar arbitrariamente um fluxo de caixa representativo do contrato em estado de equilíbrio.

        MP da Eletrobras, Resolução de Reequilíbrio na ANTT e MP do Aumento do Peso por Eixo dos Caminhões (Infra em Pauta)

        O programa trata da medida provisória que permite a desestatização da Eletrobras, sobre a decisão da ANTT de rever as regras sobre reequilíbrio contratual e suas concessões e também a medida provisória do aumento do peso por eixo dos caminhões.

        Críticas ao fluxo de caixa marginal: as inconveniências de se trabalhar com múltiplos fluxos

        Plano de negócios e fluxo de caixa marginal A metodologia do fluxo de caixa marginal para reequilíbrio de contratos tal qual prevista nos contratos de concessão e PPP atuais exige criar-se um novo fluxo de caixa marginal para cada evento de desequilíbrio. Se considerarmos que um contrato de concessão tem em torno de 30 anos de duração e que é comum ocorrerem de 2 a 3 eventos de desequilíbrio por ano em contratos desse tipo, pode-se esperar que a gestão de cada contrato de concessão ou PPP envolva o estabelecimento de 60 a 90 fluxos de caixa marginais ao longo da vida do contrato e isso é tecnicamente inadequado e inconveniente do ponto de vista da atividade de gestão do contrato.

        Críticas ao fluxo de caixa marginal: a distorção da distribuição de riscos

        Plano de negócios e fluxo de caixa marginal Esse vídeo faz parte da série sobre fluxo de caixa marginal e plano de negócios e é o primeiro dos 4 vídeos que pretendo publicar sobre críticas ao uso atual da metodologia do fluxo de caixa marginal.

        Críticas ao fluxo de caixa marginal: a distorção da distribuição de riscos

        Plano de negócios e fluxo de caixa marginal Esse vídeo faz parte da série sobre fluxo de caixa marginal e plano de negócios e é o primeiro dos 4 vídeos que pretendo publicar sobre críticas ao uso atual da metodologia do fluxo de caixa marginal.

        Regulação Saneamento, DNIT e Medida provisória para a privatização da Eletrobrás (Infra em Pauta)

        O programa trata sobre a Regulação do saneamento e o decreto sobre a capacidade econômico-financeira dos prestadores, sobre a redução do orçamento destinado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e também o relatório sobre a medida provisória para a privatização da Eletrobrás.