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Sócio

Mauricio Portugal Ribeiro, sócio fundador do Portugal Ribeiro & Jordão Advogados, é uma das principais referências do Brasil em matéria de estruturação, regulação e equilíbrio econômico-financeiro de contratos de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs).

O histórico profissional de Mauricio Portugal Ribeiro, que combina experiência prática em posições de liderança no setor público e na iniciativa privada, demonstra de maneira exemplar a natureza interdisciplinar e notável de seu trabalho.

Mauricio fundou o escritório Portugal Ribeiro Advogados em 2011, liderando o escritório até hoje nas principais e mais importantes causas do setor de infraestrutura do Brasil.

Entre 2008 e 2011, atuou como Chefe do Departamento de Consultoria em Infraestrutura para o Brasil no IFC – International Finance Corporation, instituição do Grupo Banco Mundial. Nessa posição, liderou a equipe que estruturou várias PPPs inovadoras, incluindo a primeira concessão de rede metropolitana de rodovias, a primeira PPP do setor de saúde e a primeira PPP de escolas do Brasil.

Outras posições de destaque incluem a função de Chefe para o Setor de Infraestrutura e Setor Público no Citibank Brasil (2007-2008), Conselheiro de Administração da CHESF, da CEG e da ACESITA (2005-2007) e Chefe da Unidade de PPP do Governo Federal (2005-2007).

Mauricio é Mestre em Direito (LL.M.) pela Harvard Law School (2004) e é autor de várias publicações influentes no campo do direito de infraestrutura. Entre suas obras, destacam-se “10 anos da Lei de PPP 20 anos da Lei de Concessões: Viabilizando a implantação e melhoria de infraestruturas para o desenvolvimento econômico-social”, e “Regime Diferenciado de Contratação: Licitação de Infraestrutura Para Copa do Mundo e Olimpíadas”, além do livro “Concessões e PPPs: melhores práticas em licitações e contratos” e os “Comentários à Lei de PPP – fundamentos econômico-jurídicos”.

Mauricio foi professor de Direito de Infraestrutura na Graduação em Direito da FGV no Rio de Janeiro entre 2009 e 2011, e ministra o curso de Direito Regulatório na Pós-graduação da Faculdade de Direito da FGV em São Paulo.

Foi também um dos redatores do projeto de lei de PPP que deu origem à Lei Federal n. 11.079/04 e redator da parte da Lei 11.096/06 que reformou a Lei n. 8.987/95, a Lei Geral de Concessões.

Com uma extensa lista de participações como palestrante em diversas conferências, seminários e cursos sobre participação privada em infraestrutura, Mauricio tem contribuído significativamente para o debate acadêmico e prático sobre questões regulatórias no Brasil, tornando-se uma referência indiscutível na área.

Publicações de

Maurício Portugal Ribeiro

Extinção da ANTT e da ANTAQ e criação de nova agência reguladora de transportes terrestres e aquaviários

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iNFRADebate: Represamento e supressão de direito ao reequilíbrio em contratos de concessão

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A relicitação do Aeroporto de Viracopos e o Poder Judiciário

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iNFRADebate: Unidade técnica do TCU pretende impedir concessões de rodovias

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Pedaladas Contratuais

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Medida Provisória 727/16 sobre PPI: o Governo Temer renunciou a usar investimentos em infraestrutura no curto prazo para revitalizar a economia do país?

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Comentários às Diretrizes Recentemente Publicadas do Novo Programa de Investimentos em Infraestrutura do Governo Federal

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E se a lei e o contrato forem omissos sobre os critérios e as metodologias econômicas e financeiras aplicáveis ao contrato, como fazer para reequilibra-lo?

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A proposta de usar “performance bond” como critério de seleção em licitações de obras públicas

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Aleatoriedade em processos de reequilíbrio de contratos: o uso de estimativas de demanda para definir o valor da compensação às partes e para medir o valor do desequilíbrio

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A necessidade de aperfeiçoamento da distribuição de riscos a ser prevista nos novos contratos de concessão de rodovias do estado de São Paulo

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Contribuições ao Estudo sobre Estruturação de Concessões e PPPs elaborado pelo BNDES e IFC

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    A Lei 12.766 (resultante da conversão da medida provisória 575/12) e o nível de detalhamento dos estudos de engenharia em PPPs

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    Subsídio a investimento em concessões e PPPs

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    Financiamento de concessões e PPP: sugestões sobre como lidar com os riscos de encampação e rescisão

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    E se a lei e o contrato forem omissos sobre os critérios e as metodologias econômicas e financeiras aplicáveis ao contrato, como fazer para reequilibra-lo?

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    A proposta de usar “performance bond” como critério de seleção em licitações de obras públicas

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    Seguro-garantia de cumprimento de contrato com cobertura integral como único ou principal método de seleção em licitações públicas de infraestrutura

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    Atribuição ao contratado da Administração Pública de todos os riscos não tratados no contrato é nula perante a Lei 8.666/93

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    Obituário de Rodolpho Tourinho Neto

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    Remediando os problemas de liquidez para evitar o colapso do setor de infraestrutura brasileiro

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    A Claudicante Decisão do CNJ que Proibiu PPPs no Poder Judiciário

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    Proibição de empresa ganhar mais de um lote em licitação de obra, concessão ou PPP.

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    Reformando o RDC – Regime Diferenciado de Contratação

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    Concessões e PPPs: o que temos a aprender com o falso cumprimento dos contratos?

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    O risco de variação do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro líquido pode ser alocado ao poder concedente em contratos de concessão e PPP?

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    Novo fundo garantidor de PPPs federais pode também ser utilizado por Estados e Distrito Federal: agora vai?

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    Vídeos de

    Maurício Portugal Ribeiro

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    Iniciando a discussão sobre propostas de mudanças no marco legal das concessões e PPPs

    Vídeo de abertura de uma série de vídeos para discutir mudanças no marco legal das concessões e PPPs.

    Eletrobrás, Caso Aeroportos do Norte e MP para a autorização ferroviária (Infra em Pauta)

    O programa discute sobre a desestatização da Eletrobrás, o caso Aeroportos do Norte e a Medida Provisória para a autorização ferroviária.

    Reequilíbrios incompletos de concessões e PPPs

    O vídeo fala sobre os reequilíbrios incompletos: reequilíbrios econômicos que não reequilibram financeiramente; reequilíbrios financeiros, que não reequilibram economicamente.

    Reequlíbrio muda sim a distribuição de riscos de concessões e PPPs

    Contratos de concessão e PPP atuais geralmente declaram que o reequilíbrio não pode mudar a distribuição de riscos do contrato. O vídeo mostra que essa declaração não corresponde à realidade e que diversas vezes o reequilíbrio do contrato altera sim a distribuição de riscos.

    Regulamentação do Marco do Saneamento na ANA, PL da Improbidade Adm, Concessão de ligação rdv. RJ-MG (Infra em Pauta)

    O programa fala sobre a primeira regulamentação do Marco do Saneamento na ANA, o projeto de Lei da Improbidade Administrativa e também sobre a proposta de concessão para a ligação rodoviária Rio de Janeiro-Minas Gerais.

    Controle do TCU sobre a ANTT em números: entrevista com Antonio Bastos

    Entrevista com Antonio Bastos, advogado do Portugal Ribeiro Advogados, com foco no setor de infraestrutura, e mestre em direito pela UERJ. Antonio elaborou dissertação que realiza análises quantitativas e qualitativas sobre o controle do TCU sobre a ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres. A entrevista procura explorar os achados dos levantamentos feitos pelo Antonio sobre o controle do TCU sobre a atividade fim, a atividade regulatória, da ANTT.

    Reequilíbrios provisórios ou cautelares de concessões e PPPs

    As dívidas dos poderes concedentes/usuários para com os concessionários decorrentes de eventos de desequilíbrio são corrigidas pela taxa interna de retorno de cada projeto mais inflação ou pela taxa de desconto do fluxo de caixa marginal, que emula a taxa interna de retorno para um projeto semelhante. Considerando que os processos de reequilíbrio econômico-financeiros tem demorado vários anos para reequilibrar os contratos, faz sentido estancar o crescimento dessas dívidas já no primeiro ano da ocorrência do evento de desequilíbrio por meio da realização de reequilíbrios provisórios, que podem ser revisitados e modificados ao final do processo de reequilíbrio do contrato de concessão ou PPP.

    Recuperação Judicial da Supervia, Regulamento da Lei do Gás e ADI quest. o Marco Legal do Saneamento (Infra em Pauta)

    O Programa Especial do Infra em Pauta discute sobre a recuperação judicial da supervia, a regulamentação da Lei do Gás e também o ADI questionando o Marco Legal do Saneamento.

    Reg. de cons. em licitações públicas, conc. comum de rodovias, redução do custo da energia elétrica (Infra em Pauta)

    O programa trata do CADE, que aponta elementos para avaliação de regularidade de consórcios em licitações públicas, a Exaustão das possibilidades de concessão comum de rodovias, e também sobre os Projetos de lei sobre o ICMS para reduzir o custo da energia elétrica.