Equipe

Sócio

Mauricio Portugal Ribeiro, sócio fundador do Portugal Ribeiro & Jordão Advogados, é uma das principais referências do Brasil em matéria de estruturação, regulação e equilíbrio econômico-financeiro de contratos de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs).

O histórico profissional de Mauricio Portugal Ribeiro, que combina experiência prática em posições de liderança no setor público e na iniciativa privada, demonstra de maneira exemplar a natureza interdisciplinar e notável de seu trabalho.

Mauricio fundou o escritório Portugal Ribeiro Advogados em 2011, liderando o escritório até hoje nas principais e mais importantes causas do setor de infraestrutura do Brasil.

Entre 2008 e 2011, atuou como Chefe do Departamento de Consultoria em Infraestrutura para o Brasil no IFC – International Finance Corporation, instituição do Grupo Banco Mundial. Nessa posição, liderou a equipe que estruturou várias PPPs inovadoras, incluindo a primeira concessão de rede metropolitana de rodovias, a primeira PPP do setor de saúde e a primeira PPP de escolas do Brasil.

Outras posições de destaque incluem a função de Chefe para o Setor de Infraestrutura e Setor Público no Citibank Brasil (2007-2008), Conselheiro de Administração da CHESF, da CEG e da ACESITA (2005-2007) e Chefe da Unidade de PPP do Governo Federal (2005-2007).

Mauricio é Mestre em Direito (LL.M.) pela Harvard Law School (2004) e é autor de várias publicações influentes no campo do direito de infraestrutura. Entre suas obras, destacam-se “10 anos da Lei de PPP 20 anos da Lei de Concessões: Viabilizando a implantação e melhoria de infraestruturas para o desenvolvimento econômico-social”, e “Regime Diferenciado de Contratação: Licitação de Infraestrutura Para Copa do Mundo e Olimpíadas”, além do livro “Concessões e PPPs: melhores práticas em licitações e contratos” e os “Comentários à Lei de PPP – fundamentos econômico-jurídicos”.

Mauricio foi professor de Direito de Infraestrutura na Graduação em Direito da FGV no Rio de Janeiro entre 2009 e 2011, e ministra o curso de Direito Regulatório na Pós-graduação da Faculdade de Direito da FGV em São Paulo.

Foi também um dos redatores do projeto de lei de PPP que deu origem à Lei Federal n. 11.079/04 e redator da parte da Lei 11.096/06 que reformou a Lei n. 8.987/95, a Lei Geral de Concessões.

Com uma extensa lista de participações como palestrante em diversas conferências, seminários e cursos sobre participação privada em infraestrutura, Mauricio tem contribuído significativamente para o debate acadêmico e prático sobre questões regulatórias no Brasil, tornando-se uma referência indiscutível na área.

Publicações de

Maurício Portugal Ribeiro

Renegociações contratuais sem risco moral ou sistêmico: quais casos admitir no programa de renegociação na SECEX-Consenso do TCU?

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Opinião – A aprovação da reforma tributária vai viabilizar novas concessões de serviço público estaduais e municipais

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Renegociação de contratos federais (Jota, 30 de setembro 2024)

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Opinião – Uso de dados reais (e não dados estimados) em revisões de concessões pode violar sua distribuição de riscos

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Prescrição de direito de contratados da administração pública a reequilíbrio pode ter prazo maior que 5 anos

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Nota sobre a relação entre consensualismo, negociações, e renegociações de contratos administrativos

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Quando se pode dizer que há oportunismo contratual em concessões? (Jota, 14 de março 2024)

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Quando se pode dizer que há oportunismo contratual em concessões?

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Como dirigir uma licitação por meio da concessão por adesão?

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Concessões e PPPs: se o Fator D ou IDG se caracterizar como penalidade, a sua aplicação pode ser anulada

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Renegociação de contratos administrativos: um programa permanente?

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Todo mundo quer renegociar contratos públicos. Mas como fazer isso?

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Regime Diferenciado de Contratação: licitação de infraestrutura para Copa do Mundo e Olimpíadas

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20 Anos da Lei de Concessões, 10 Anos da Lei de PPPs

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Comentários à Lei de PPP

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Concessões e PPPs: melhores práticas em licitações e contratos

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    iNFRADebate: Renegociação de contratos – como fazer no caso dos contratos de concessão federal de rodovias e aeroportos em crise?

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    iNFRADebate: Comentários ao estudo sobre contratação incompleta de projetos de infraestrutura publicado por Nobrega, Véras e Turolla

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    iNFRADebate: ANTT, Crivella e Requião – Regra sobre indenização aprovada pela ANTT ajuda populistas a estatizar concessões

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    iNFRADebate: O que deveria ser reformado nas leis de concessão e PPP?

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    A relicitação do Aeroporto de Viracopos e o Poder Judiciário

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    Medida Provisória 727/16 sobre PPI: o Governo Temer renunciou a usar investimentos em infraestrutura no curto prazo para revitalizar a economia do país?

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    Comentários às Diretrizes Recentemente Publicadas do Novo Programa de Investimentos em Infraestrutura do Governo Federal

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    Aleatoriedade em processos de reequilíbrio de contratos: o uso de estimativas de demanda para definir o valor da compensação às partes e para medir o valor do desequilíbrio

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    A necessidade de aperfeiçoamento da distribuição de riscos a ser prevista nos novos contratos de concessão de rodovias do estado de São Paulo

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    Contribuições ao Estudo sobre Estruturação de Concessões e PPPs elaborado pelo BNDES e IFC

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    “PPP Mais” e o regime dos contratos de concessão e PPP: erros, acertos e oportunidades que não deveriam ser perdidas

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    Aumento da eficiência operacional de infraestrutura existente versus a sua expansão: e se o concessionário conseguir cumprir os indicadores de serviço contratuais sem fazer aquela obra que o Poder Concedente ou a agência reguladora imaginava necessária?

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    Vídeos de

    Maurício Portugal Ribeiro

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    Contratos de concessão e PPP irreequilibráveis – Entrevista com Andre Bogossian

    Entrevista com Andre Bogossian sobre os contratos de concessão e PPP irreequilibráveis. Andre é advogado do Portugal Ribeiro Advogados, Mestre em Direito pela Harvard Law School e PUC-Rio e Doutorando em Direito pela FGV Direito Rio.

    Tributo a Luiz Afonso Senna e a Luiz Guilherme Schymura

    Se quisermos melhorar a qualidade da nossa regulação, precisamos resgatar a memória dos bons reguladores que tivemos, daqueles que lutaram ativamente pelo estabelecimento da independência e autonomia das agências reguladoras e cumprimento de contratos. Por isso, esse vídeo é um tributo a Luiz Afonso Senna e a Luiz Guilherme Schymura dois diretores de agência que honraram o seu compromisso com a independência e autonomia das agências reguladoras e com o cumprimento de contratos mesmo quando pressionados pelos poderes concedentes para fazerem o contrário.

    Órgãos de Controle, Poder Executivo e Legislativo limitam meios para as agências reguladoras

    Precisamos dar flexibilidade para as agências reguladoras cumprirem suas funções legais, permitindo por exemplo que elas possam contratar consultorias para as assessorarem nas suas funções regulatórias. Para isso, seria importante excetuar a aplicação a agências reguladoras do artigo que vem sendo repetido na Lei de Diretrizes Orçamentárias - e que na LDO vigente está no parágrafo segundo, do artigo 19 - que proíbe a contratação de consultorias para desempenhar atividades que possam em tese ser desempenhadas por agentes públicos.

    Debêntures de infraestrutura, CODESA, e nomeação de dirigentes para as agências reguladoras federais (Infra em Pauta)

    O programa discute sobre as debêntures de infraestrutura, a audiência pública de desestatização da Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA) e a nomeação de dirigentes para as agências reguladoras federais.

    Precisamos facilitar a transferência de controle de concessionárias de contratos de concessão e PPP

    TCU e verificadores independentes: pode para aeroportos; mas não pode para rodovias!

    O TCU dificulta o trabalho de fiscalização pela ANTT dos contratos de concessão de rodovias proibindo o uso de verificadores independentes nos novos contratos. Por outro lado, o TCU permite o uso de verificadores independentes nos contratos de concessão de aeroportos. Curiosamente, rodovias e aeroportos são fiscalizados pela mesma unidade técnica do TCU, a Seinfrarodoviaaviação.

    Concessões da CCR em SP, Revisão do TCU em multa a gestor por “má regulação” e Bandeiras na ANEEL (Infra em Pauta)

    O programa discute sobre as concessões da CRR em São Paulo, a revisão do TCU em multa a gestor por “má regulação” e as bandeiras tarifárias da ANEEL.

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    O programa discute sobre as concessões da CRR em São Paulo, a revisão do TCU em multa a gestor por “má regulação” e as bandeiras tarifárias da ANEEL.

    Iniciando a discussão sobre aperfeiçoamentos necessários nas agências reguladoras

    Vídeo de abertura de uma série de vídeos para discutir sugestões de aperfeiçoamento nas agências reguladoras.