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Sócio

Mauricio Portugal Ribeiro, sócio fundador do Portugal Ribeiro & Jordão Advogados, é uma das principais referências do Brasil em matéria de estruturação, regulação e equilíbrio econômico-financeiro de contratos de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs).

O histórico profissional de Mauricio Portugal Ribeiro, que combina experiência prática em posições de liderança no setor público e na iniciativa privada, demonstra de maneira exemplar a natureza interdisciplinar e notável de seu trabalho.

Mauricio fundou o escritório Portugal Ribeiro Advogados em 2011, liderando o escritório até hoje nas principais e mais importantes causas do setor de infraestrutura do Brasil.

Entre 2008 e 2011, atuou como Chefe do Departamento de Consultoria em Infraestrutura para o Brasil no IFC – International Finance Corporation, instituição do Grupo Banco Mundial. Nessa posição, liderou a equipe que estruturou várias PPPs inovadoras, incluindo a primeira concessão de rede metropolitana de rodovias, a primeira PPP do setor de saúde e a primeira PPP de escolas do Brasil.

Outras posições de destaque incluem a função de Chefe para o Setor de Infraestrutura e Setor Público no Citibank Brasil (2007-2008), Conselheiro de Administração da CHESF, da CEG e da ACESITA (2005-2007) e Chefe da Unidade de PPP do Governo Federal (2005-2007).

Mauricio é Mestre em Direito (LL.M.) pela Harvard Law School (2004) e é autor de várias publicações influentes no campo do direito de infraestrutura. Entre suas obras, destacam-se “10 anos da Lei de PPP 20 anos da Lei de Concessões: Viabilizando a implantação e melhoria de infraestruturas para o desenvolvimento econômico-social”, e “Regime Diferenciado de Contratação: Licitação de Infraestrutura Para Copa do Mundo e Olimpíadas”, além do livro “Concessões e PPPs: melhores práticas em licitações e contratos” e os “Comentários à Lei de PPP – fundamentos econômico-jurídicos”.

Mauricio foi professor de Direito de Infraestrutura na Graduação em Direito da FGV no Rio de Janeiro entre 2009 e 2011, e ministra o curso de Direito Regulatório na Pós-graduação da Faculdade de Direito da FGV em São Paulo.

Foi também um dos redatores do projeto de lei de PPP que deu origem à Lei Federal n. 11.079/04 e redator da parte da Lei 11.096/06 que reformou a Lei n. 8.987/95, a Lei Geral de Concessões.

Com uma extensa lista de participações como palestrante em diversas conferências, seminários e cursos sobre participação privada em infraestrutura, Mauricio tem contribuído significativamente para o debate acadêmico e prático sobre questões regulatórias no Brasil, tornando-se uma referência indiscutível na área.

Publicações de

Maurício Portugal Ribeiro

Comentários às Diretrizes Recentemente Publicadas do Novo Programa de Investimentos em Infraestrutura do Governo Federal

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E se a lei e o contrato forem omissos sobre os critérios e as metodologias econômicas e financeiras aplicáveis ao contrato, como fazer para reequilibra-lo?

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A proposta de usar “performance bond” como critério de seleção em licitações de obras públicas

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Aleatoriedade em processos de reequilíbrio de contratos: o uso de estimativas de demanda para definir o valor da compensação às partes e para medir o valor do desequilíbrio

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A necessidade de aperfeiçoamento da distribuição de riscos a ser prevista nos novos contratos de concessão de rodovias do estado de São Paulo

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Contribuições ao Estudo sobre Estruturação de Concessões e PPPs elaborado pelo BNDES e IFC

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Seguro-garantia de cumprimento de contrato com cobertura integral como único ou principal método de seleção em licitações públicas de infraestrutura

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Atribuição ao contratado da Administração Pública de todos os riscos não tratados no contrato é nula perante a Lei 8.666/93

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“PPP Mais” e o regime dos contratos de concessão e PPP: erros, acertos e oportunidades que não deveriam ser perdidas

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Aumento da eficiência operacional de infraestrutura existente versus a sua expansão: e se o concessionário conseguir cumprir os indicadores de serviço contratuais sem fazer aquela obra que o Poder Concedente ou a agência reguladora imaginava necessária?

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Reequilíbrios incompletos de contratos de concessão e PPP: reequilíbrio econômico (que não caracteriza reequilíbrio financeiro) e reequilíbrio financeiro (que não caracteriza reequilíbrio econômico)

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Devemos proibir que recomposição do equilíbrio econômico-financeiro altere a distribuição de riscos originária do contrato?

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      A Claudicante Decisão do CNJ que Proibiu PPPs no Poder Judiciário

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      Proibição de empresa ganhar mais de um lote em licitação de obra, concessão ou PPP.

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      Reformando o RDC – Regime Diferenciado de Contratação

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      Concessões e PPPs: o que temos a aprender com o falso cumprimento dos contratos?

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      O risco de variação do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro líquido pode ser alocado ao poder concedente em contratos de concessão e PPP?

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      Novo fundo garantidor de PPPs federais pode também ser utilizado por Estados e Distrito Federal: agora vai?

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      Controles fiscais e PPPs: excluindo as PPPs que geram dívida do limite de despesas com PPPs de Estados e Municípios

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      Explicando a MP 575/12 a especialistas e não especialistas

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      Maurício Portugal Ribeiro

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      Encampação da Linha Amarela e preservação de patrimônios institucionais do nosso país

      O vídeo trata de dois patrimônios institucionais do programa brasileiro de participação privada em infraestrutura (concessões, PPPs, privatizações etc.)

      Regulação Discricionária e Regulação Contratual: diferenças e semelhanças

      Entrevista e debate com Marcelo Lennertz, sócio do Portugal Ribeiro Advogados, e Sebastian Butto, sócio da Siglasul Consultores, sobre as diferenças entre regulação discricionária e regulação contratual de concessões e PPPs. Quais os fundamentos da diferença? Qual a utilidade e os efeitos dessa distinção?

      Crise hídrica, Lei aprovada pelo Estado do RS e Reequilíbrio da CRT (Infra em Pauta)

      O programa trata do projeto de lei aprovado na assembleia legislativa do RS que retira poderes de sua agência reguladora, sobre o reequilíbrio da CRT depois de quase 20 anos e também a crise de energia cada vez mais iminente.

      Fluxo de Caixa Marginal: proteção inadequada contra riscos alocados a outras partes do contrato

      Plano de negócios e fluxo de caixa marginal Esse é o último vídeo da série sobre o plano de negócios e o fluxo de caixa marginal como metodologias para reequilíbrio dos contratos de concessão e PPP. Ele comenta o risco de desalinhamento entre (a) a taxa de rentabilidade esperada usada pelo vencedor da licitação como referência para a sua decisão de investimento e (b) a taxa definida pela agência reguladora ou por fórmula estabelecida no contrato para diluir no tempo a compensação pela ocorrência de eventos de desequilíbrio. Esse risco de desalinhamento cria a possibilidade relevante de o concessionário não ser compensado adequadamente pelas ocorrências de eventos de desequilíbrio.

      Fluxo de Caixa Marginal: arbitrariedade na criação do fluxo de caixa regulatório

      Dando seguimento à série de vídeos sobre o plano de negócios e o fluxo de caixa marginal como metodologias para reequilíbrio do contrato, o presente vídeo comenta as consequências da metodologia do fluxo de caixa marginal não prever a apresentação pelo vencedor da licitação de um fluxo de caixa para fins regulatórios, o que gera a necessidade do regulador elaborar arbitrariamente um fluxo de caixa representativo do contrato em estado de equilíbrio.

      MP da Eletrobras, Resolução de Reequilíbrio na ANTT e MP do Aumento do Peso por Eixo dos Caminhões (Infra em Pauta)

      O programa trata da medida provisória que permite a desestatização da Eletrobras, sobre a decisão da ANTT de rever as regras sobre reequilíbrio contratual e suas concessões e também a medida provisória do aumento do peso por eixo dos caminhões.

      Críticas ao fluxo de caixa marginal: as inconveniências de se trabalhar com múltiplos fluxos

      Plano de negócios e fluxo de caixa marginal A metodologia do fluxo de caixa marginal para reequilíbrio de contratos tal qual prevista nos contratos de concessão e PPP atuais exige criar-se um novo fluxo de caixa marginal para cada evento de desequilíbrio. Se considerarmos que um contrato de concessão tem em torno de 30 anos de duração e que é comum ocorrerem de 2 a 3 eventos de desequilíbrio por ano em contratos desse tipo, pode-se esperar que a gestão de cada contrato de concessão ou PPP envolva o estabelecimento de 60 a 90 fluxos de caixa marginais ao longo da vida do contrato e isso é tecnicamente inadequado e inconveniente do ponto de vista da atividade de gestão do contrato.

      Críticas ao fluxo de caixa marginal: a distorção da distribuição de riscos

      Plano de negócios e fluxo de caixa marginal Esse vídeo faz parte da série sobre fluxo de caixa marginal e plano de negócios e é o primeiro dos 4 vídeos que pretendo publicar sobre críticas ao uso atual da metodologia do fluxo de caixa marginal.

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      Plano de negócios e fluxo de caixa marginal Esse vídeo faz parte da série sobre fluxo de caixa marginal e plano de negócios e é o primeiro dos 4 vídeos que pretendo publicar sobre críticas ao uso atual da metodologia do fluxo de caixa marginal.