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Sócio

Mauricio Portugal Ribeiro, sócio fundador do Portugal Ribeiro & Jordão Advogados, é uma das principais referências do Brasil em matéria de estruturação, regulação e equilíbrio econômico-financeiro de contratos de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs).

O histórico profissional de Mauricio Portugal Ribeiro, que combina experiência prática em posições de liderança no setor público e na iniciativa privada, demonstra de maneira exemplar a natureza interdisciplinar e notável de seu trabalho.

Mauricio fundou o escritório Portugal Ribeiro Advogados em 2011, liderando o escritório até hoje nas principais e mais importantes causas do setor de infraestrutura do Brasil.

Entre 2008 e 2011, atuou como Chefe do Departamento de Consultoria em Infraestrutura para o Brasil no IFC – International Finance Corporation, instituição do Grupo Banco Mundial. Nessa posição, liderou a equipe que estruturou várias PPPs inovadoras, incluindo a primeira concessão de rede metropolitana de rodovias, a primeira PPP do setor de saúde e a primeira PPP de escolas do Brasil.

Outras posições de destaque incluem a função de Chefe para o Setor de Infraestrutura e Setor Público no Citibank Brasil (2007-2008), Conselheiro de Administração da CHESF, da CEG e da ACESITA (2005-2007) e Chefe da Unidade de PPP do Governo Federal (2005-2007).

Mauricio é Mestre em Direito (LL.M.) pela Harvard Law School (2004) e é autor de várias publicações influentes no campo do direito de infraestrutura. Entre suas obras, destacam-se “10 anos da Lei de PPP 20 anos da Lei de Concessões: Viabilizando a implantação e melhoria de infraestruturas para o desenvolvimento econômico-social”, e “Regime Diferenciado de Contratação: Licitação de Infraestrutura Para Copa do Mundo e Olimpíadas”, além do livro “Concessões e PPPs: melhores práticas em licitações e contratos” e os “Comentários à Lei de PPP – fundamentos econômico-jurídicos”.

Mauricio foi professor de Direito de Infraestrutura na Graduação em Direito da FGV no Rio de Janeiro entre 2009 e 2011, e ministra o curso de Direito Regulatório na Pós-graduação da Faculdade de Direito da FGV em São Paulo.

Foi também um dos redatores do projeto de lei de PPP que deu origem à Lei Federal n. 11.079/04 e redator da parte da Lei 11.096/06 que reformou a Lei n. 8.987/95, a Lei Geral de Concessões.

Com uma extensa lista de participações como palestrante em diversas conferências, seminários e cursos sobre participação privada em infraestrutura, Mauricio tem contribuído significativamente para o debate acadêmico e prático sobre questões regulatórias no Brasil, tornando-se uma referência indiscutível na área.

Publicações de

Maurício Portugal Ribeiro

Proibição de empresa ganhar mais de um lote em licitação de obra, concessão ou PPP.

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A portaria 262/13, do Ministério das Cidades, repasse de recursos para PPPs de mobilidade urbana e risco dos projetos atrasarem

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Portaria 262/2013 do Ministério das Cidades e o risco de atraso nos projetos de PPP de mobilidade urbana

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Alteração nas regras relativas à intervenção nas concessões no setor elétrico

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Reformando o RDC – Regime Diferenciado de Contratação

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Desapropriações e desocupações em concessões e PPPs: custos, riscos, sensibilidade política e os Princípios do Equador.

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Concessões e PPPs: o que temos a aprender com o falso cumprimento dos contratos?

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Erros e acertos no uso do plano de negócios e da metodologia do fluxo de caixa marginal

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Alteração de contratos de concessão e PPP por interesse da administração pública: problemas econômicos, limites teóricos e dificuldades reais

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Contabilização pública do aporte e da contraprestação em PPP e o seu controle fiscal

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A Lei 12.766 (resultante da conversão da medida provisória 575/12) e o nível de detalhamento dos estudos de engenharia em PPPs

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O risco de variação do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro líquido pode ser alocado ao poder concedente em contratos de concessão e PPP?

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        Maurício Portugal Ribeiro

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        Contratos de concessão e PPP irreequilibráveis – Entrevista com Andre Bogossian

        Entrevista com Andre Bogossian sobre os contratos de concessão e PPP irreequilibráveis. Andre é advogado do Portugal Ribeiro Advogados, Mestre em Direito pela Harvard Law School e PUC-Rio e Doutorando em Direito pela FGV Direito Rio.

        Tributo a Luiz Afonso Senna e a Luiz Guilherme Schymura

        Se quisermos melhorar a qualidade da nossa regulação, precisamos resgatar a memória dos bons reguladores que tivemos, daqueles que lutaram ativamente pelo estabelecimento da independência e autonomia das agências reguladoras e cumprimento de contratos. Por isso, esse vídeo é um tributo a Luiz Afonso Senna e a Luiz Guilherme Schymura dois diretores de agência que honraram o seu compromisso com a independência e autonomia das agências reguladoras e com o cumprimento de contratos mesmo quando pressionados pelos poderes concedentes para fazerem o contrário.

        Órgãos de Controle, Poder Executivo e Legislativo limitam meios para as agências reguladoras

        Precisamos dar flexibilidade para as agências reguladoras cumprirem suas funções legais, permitindo por exemplo que elas possam contratar consultorias para as assessorarem nas suas funções regulatórias. Para isso, seria importante excetuar a aplicação a agências reguladoras do artigo que vem sendo repetido na Lei de Diretrizes Orçamentárias - e que na LDO vigente está no parágrafo segundo, do artigo 19 - que proíbe a contratação de consultorias para desempenhar atividades que possam em tese ser desempenhadas por agentes públicos.

        Debêntures de infraestrutura, CODESA, e nomeação de dirigentes para as agências reguladoras federais (Infra em Pauta)

        O programa discute sobre as debêntures de infraestrutura, a audiência pública de desestatização da Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA) e a nomeação de dirigentes para as agências reguladoras federais.

        Precisamos facilitar a transferência de controle de concessionárias de contratos de concessão e PPP

        TCU e verificadores independentes: pode para aeroportos; mas não pode para rodovias!

        O TCU dificulta o trabalho de fiscalização pela ANTT dos contratos de concessão de rodovias proibindo o uso de verificadores independentes nos novos contratos. Por outro lado, o TCU permite o uso de verificadores independentes nos contratos de concessão de aeroportos. Curiosamente, rodovias e aeroportos são fiscalizados pela mesma unidade técnica do TCU, a Seinfrarodoviaaviação.

        Concessões da CCR em SP, Revisão do TCU em multa a gestor por “má regulação” e Bandeiras na ANEEL (Infra em Pauta)

        O programa discute sobre as concessões da CRR em São Paulo, a revisão do TCU em multa a gestor por “má regulação” e as bandeiras tarifárias da ANEEL.

        Concessões da CCR em SP, Revisão do TCU em multa a gestor por “má regulação” e Bandeiras na ANEEL (Infra em Pauta)

        O programa discute sobre as concessões da CRR em São Paulo, a revisão do TCU em multa a gestor por “má regulação” e as bandeiras tarifárias da ANEEL.

        Iniciando a discussão sobre aperfeiçoamentos necessários nas agências reguladoras

        Vídeo de abertura de uma série de vídeos para discutir sugestões de aperfeiçoamento nas agências reguladoras.