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Sócio

Mauricio Portugal Ribeiro, sócio fundador do Portugal Ribeiro & Jordão Advogados, é uma das principais referências do Brasil em matéria de estruturação, regulação e equilíbrio econômico-financeiro de contratos de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs).

O histórico profissional de Mauricio Portugal Ribeiro, que combina experiência prática em posições de liderança no setor público e na iniciativa privada, demonstra de maneira exemplar a natureza interdisciplinar e notável de seu trabalho.

Mauricio fundou o escritório Portugal Ribeiro Advogados em 2011, liderando o escritório até hoje nas principais e mais importantes causas do setor de infraestrutura do Brasil.

Entre 2008 e 2011, atuou como Chefe do Departamento de Consultoria em Infraestrutura para o Brasil no IFC – International Finance Corporation, instituição do Grupo Banco Mundial. Nessa posição, liderou a equipe que estruturou várias PPPs inovadoras, incluindo a primeira concessão de rede metropolitana de rodovias, a primeira PPP do setor de saúde e a primeira PPP de escolas do Brasil.

Outras posições de destaque incluem a função de Chefe para o Setor de Infraestrutura e Setor Público no Citibank Brasil (2007-2008), Conselheiro de Administração da CHESF, da CEG e da ACESITA (2005-2007) e Chefe da Unidade de PPP do Governo Federal (2005-2007).

Mauricio é Mestre em Direito (LL.M.) pela Harvard Law School (2004) e é autor de várias publicações influentes no campo do direito de infraestrutura. Entre suas obras, destacam-se “10 anos da Lei de PPP 20 anos da Lei de Concessões: Viabilizando a implantação e melhoria de infraestruturas para o desenvolvimento econômico-social”, e “Regime Diferenciado de Contratação: Licitação de Infraestrutura Para Copa do Mundo e Olimpíadas”, além do livro “Concessões e PPPs: melhores práticas em licitações e contratos” e os “Comentários à Lei de PPP – fundamentos econômico-jurídicos”.

Mauricio foi professor de Direito de Infraestrutura na Graduação em Direito da FGV no Rio de Janeiro entre 2009 e 2011, e ministra o curso de Direito Regulatório na Pós-graduação da Faculdade de Direito da FGV em São Paulo.

Foi também um dos redatores do projeto de lei de PPP que deu origem à Lei Federal n. 11.079/04 e redator da parte da Lei 11.096/06 que reformou a Lei n. 8.987/95, a Lei Geral de Concessões.

Com uma extensa lista de participações como palestrante em diversas conferências, seminários e cursos sobre participação privada em infraestrutura, Mauricio tem contribuído significativamente para o debate acadêmico e prático sobre questões regulatórias no Brasil, tornando-se uma referência indiscutível na área.

Publicações de

Maurício Portugal Ribeiro

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Explicando a MP 575/12 a especialistas e não especialistas

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Subsídio a investimento em concessões e PPPs

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Regime Diferenciado de Contratação: licitação de infraestrutura para Copa do Mundo e Olimpíadas

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20 Anos da Lei de Concessões, 10 Anos da Lei de PPPs

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Comentários à Lei de PPP

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Concessões e PPPs: melhores práticas em licitações e contratos

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        Edição Especial com Julio Castiglioni sobre a Privatização da Codesa (Infra em Pauta)

        O presente Infra em Pauta é um programa especial sobre a Privatização da Codesa, tendo como convidado especial Julio Castiglioni, Presidente da Codesa, empresa que atualmente exerce o papel de autoridade portuária dos portos públicos de Vitória e Barra do Riacho.

        Meta zero de emissões de transporte no país, tarifas de energia em 2022 e desestatização da Codesa (Infra em Pauta)

        Curso ministrado pelos professores Mauricio Portugal Ribeiro e Gabriel Galipolo, em 22 e 23 de outubro de 2015, em São Paulo, no Hotel Meliá Jardim Europa. Esses são os primeiros 17 minutos do curso.

        Desestatização de Portos (Infra em Pauta)

        Programa especial sobre a Desestatização de Portos, tendo como convidado especial Frederico Bussinger, que foi presidente da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), SPTrans, CPTM e Confea. Diretor da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), e do Departamento Hidroviário de SP e do Metrô de SP.

        Leilões 5G (Infra em Pauta)

        Programa especial sobre os Leilões 5G, tendo como convidados especiais Caio Mário Pereira Neto, Sócio do Pereira Neto Advogados e professor da Escola de Direito da FGV-SP, e Mateus Piva Adami, sócio do Pereira Neto Advogados e doutorando e mestre em Direito Público pela Universidade de São Paulo (USP).

        Impac. no setor de energia elétrica, explo. comer. em aero. privados e Conc. do Aero. Santos Dumont (Infra em Pauta)

        O programa discute os impactos no setor de energia elétrica em razão da melhora nas condições hídricas, a possibilidade de edição de decreto permitindo a exploração comercial em aeroportos privados e a atualização em relação à concessão do Aeroporto Santos Dumont.

        Lei de Improbidade, Aquisição da Sulgas pela Compass e Licitação da Via Dutra (Infra em Pauta)

        O programa discute sobre as alterações na Lei de Improbidade, a aquisição da Sulgas pela Compass e também a Licitação da Via Dutra.

        ANTT e Processo de caducidade, Guerra pela Hegemonia Ferroviária e Novo empréstimo setorial (Infra em Pauta)

        O programa discute sobre a abertura do processo de caducidade, pela ANTT, contra a concessionária Rota do Oeste, a guerra pela hegemonia ferroviária e também as negociações para estrutura de um novo empréstimo setorial para financiar maior custo com geração térmica, não coberto pelas bandeiras.

        Transf. de Concessões, Bandeira tarifária de escassez hídrica e atualização da Nova Subida da Serra (Infra em Pauta)

        O programa discute o voto do Ministro Gilmar Mendes que abre divergência em ação que discute a constitucionalidade da transferência de concessões, a questão das bandeiras tarifárias que não estão cobrindo o custo de geração térmica e também uma atualização sobre o caso da Nova Subida da Serra na BR 040.

        Concessão do Aeroporto Santos Dumont, leilão do Aeroporto da Pampulha e mudança de regras pela ANEEL (Infra em Pauta)

        O programa discute sobre as críticas recebidas pela proposta de concessão do Aeroporto Santos Dumont, o leilão do Aeroporto da Pampulha, e também a previsão da ANEEL de receitas às distribuidoras na oferta de novos serviços.