Equipe

Sócio

Mauricio Portugal Ribeiro, sócio fundador do Portugal Ribeiro & Jordão Advogados, é uma das principais referências do Brasil em matéria de estruturação, regulação e equilíbrio econômico-financeiro de contratos de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs).

O histórico profissional de Mauricio Portugal Ribeiro, que combina experiência prática em posições de liderança no setor público e na iniciativa privada, demonstra de maneira exemplar a natureza interdisciplinar e notável de seu trabalho.

Mauricio fundou o escritório Portugal Ribeiro Advogados em 2011, liderando o escritório até hoje nas principais e mais importantes causas do setor de infraestrutura do Brasil.

Entre 2008 e 2011, atuou como Chefe do Departamento de Consultoria em Infraestrutura para o Brasil no IFC – International Finance Corporation, instituição do Grupo Banco Mundial. Nessa posição, liderou a equipe que estruturou várias PPPs inovadoras, incluindo a primeira concessão de rede metropolitana de rodovias, a primeira PPP do setor de saúde e a primeira PPP de escolas do Brasil.

Outras posições de destaque incluem a função de Chefe para o Setor de Infraestrutura e Setor Público no Citibank Brasil (2007-2008), Conselheiro de Administração da CHESF, da CEG e da ACESITA (2005-2007) e Chefe da Unidade de PPP do Governo Federal (2005-2007).

Mauricio é Mestre em Direito (LL.M.) pela Harvard Law School (2004) e é autor de várias publicações influentes no campo do direito de infraestrutura. Entre suas obras, destacam-se “10 anos da Lei de PPP 20 anos da Lei de Concessões: Viabilizando a implantação e melhoria de infraestruturas para o desenvolvimento econômico-social”, e “Regime Diferenciado de Contratação: Licitação de Infraestrutura Para Copa do Mundo e Olimpíadas”, além do livro “Concessões e PPPs: melhores práticas em licitações e contratos” e os “Comentários à Lei de PPP – fundamentos econômico-jurídicos”.

Mauricio foi professor de Direito de Infraestrutura na Graduação em Direito da FGV no Rio de Janeiro entre 2009 e 2011, e ministra o curso de Direito Regulatório na Pós-graduação da Faculdade de Direito da FGV em São Paulo.

Foi também um dos redatores do projeto de lei de PPP que deu origem à Lei Federal n. 11.079/04 e redator da parte da Lei 11.096/06 que reformou a Lei n. 8.987/95, a Lei Geral de Concessões.

Com uma extensa lista de participações como palestrante em diversas conferências, seminários e cursos sobre participação privada em infraestrutura, Mauricio tem contribuído significativamente para o debate acadêmico e prático sobre questões regulatórias no Brasil, tornando-se uma referência indiscutível na área.

Publicações de

Maurício Portugal Ribeiro

Concessões e PPPs: melhores práticas em licitações e contratos

Maurício Portugal Ribeiro Download
Nenhum arquivo encontrado!
    Nenhum arquivo encontrado!
      Nenhum arquivo encontrado!

        Vídeos de

        Maurício Portugal Ribeiro

        Generic selectors
        Exact matches only
        Search in title
        Search in content
        Post Type Selectors

        Desestatização de Portos (Infra em Pauta)

        Programa especial sobre a Desestatização de Portos, tendo como convidado especial Frederico Bussinger, que foi presidente da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), SPTrans, CPTM e Confea. Diretor da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), e do Departamento Hidroviário de SP e do Metrô de SP.

        Leilões 5G (Infra em Pauta)

        Programa especial sobre os Leilões 5G, tendo como convidados especiais Caio Mário Pereira Neto, Sócio do Pereira Neto Advogados e professor da Escola de Direito da FGV-SP, e Mateus Piva Adami, sócio do Pereira Neto Advogados e doutorando e mestre em Direito Público pela Universidade de São Paulo (USP).

        Impac. no setor de energia elétrica, explo. comer. em aero. privados e Conc. do Aero. Santos Dumont (Infra em Pauta)

        O programa discute os impactos no setor de energia elétrica em razão da melhora nas condições hídricas, a possibilidade de edição de decreto permitindo a exploração comercial em aeroportos privados e a atualização em relação à concessão do Aeroporto Santos Dumont.

        Lei de Improbidade, Aquisição da Sulgas pela Compass e Licitação da Via Dutra (Infra em Pauta)

        O programa discute sobre as alterações na Lei de Improbidade, a aquisição da Sulgas pela Compass e também a Licitação da Via Dutra.

        ANTT e Processo de caducidade, Guerra pela Hegemonia Ferroviária e Novo empréstimo setorial (Infra em Pauta)

        O programa discute sobre a abertura do processo de caducidade, pela ANTT, contra a concessionária Rota do Oeste, a guerra pela hegemonia ferroviária e também as negociações para estrutura de um novo empréstimo setorial para financiar maior custo com geração térmica, não coberto pelas bandeiras.

        Transf. de Concessões, Bandeira tarifária de escassez hídrica e atualização da Nova Subida da Serra (Infra em Pauta)

        O programa discute o voto do Ministro Gilmar Mendes que abre divergência em ação que discute a constitucionalidade da transferência de concessões, a questão das bandeiras tarifárias que não estão cobrindo o custo de geração térmica e também uma atualização sobre o caso da Nova Subida da Serra na BR 040.

        Concessão do Aeroporto Santos Dumont, leilão do Aeroporto da Pampulha e mudança de regras pela ANEEL (Infra em Pauta)

        O programa discute sobre as críticas recebidas pela proposta de concessão do Aeroporto Santos Dumont, o leilão do Aeroporto da Pampulha, e também a previsão da ANEEL de receitas às distribuidoras na oferta de novos serviços.

        Indenização por investimentos não amortizados 5: efeitos da causa de extinção sobre a indenização

        Esse vídeo explica a variação da indenização de acordo com a causa da extinção do contrato e os impactos da proteção do ato jurídico perfeito e da impossibilidade de mudança unilateral de condições econômico-financeiras dos contratos sobre as prerrogativas da ANA em relação às regras para cálculo de indenizações por investimentos não amortizados.

        Indenização por investimentos não amortizados 4: o caso das empresas estatais de saneamento

        Esse vídeo explica como deveria ser calculada a indenização por investimentos não amortizados no caso de empresas estatais de saneamento submetidas à regulação discricionária.