Vídeos

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Positivismo, Convencionalismo e Interpretación | “El legado de Ronald Dworkin” – Derecho UBA

Primer panel de la Conferencia Anual UBA-NYU: El legado de Ronald Dworkin, realizado el 7 de mayo de 2015.

Curso de Aprofundamento: “Concessões e PPPs: melhores práticas”

Um pedacinho da introdução ao curso, para os que perderam...

PPPs e Concessões: melhores práticas – Foco do curso

Vídeo sobre o foco do curso "Concessões e PPPs: melhores práticas", ministrado por Mauricio Portugal Ribeiro, em agosto de 2014, na SBDP - Sociedade Brasileira de Direito Público, em São Paulo.

PPPs e Concessões: melhores práticas – Introdução

Video da introdução ao curso "Concessões e PPPs: melhores práticas", ministrado por Mauricio Portugal Ribeiro, em agosto de 2014, na SBDP - Sociedade Brasileira de Direito Público, em São Paulo.

Seminário Teoria da Decisão Judicial – A Justificação das Decisões Judiciais

A JUSTIFICAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS Palestrante: RONALDO PORTO MACEDO JR. Professor da Fundação Getúlio Vargas - São Paulo/SP

Carl Schmitt, una conversación con el Dr. Ronaldo Porto Macedo Jr

Gracias al apoyo del Instituto de Investigaciones Jurídicas de la UNAM, en particular del Dr. Imer B. Flores y del Dr. Juan Vega Gómez, podemos platicar con el Dr. Ronaldo Porto Macedo Jr, distinguido académico de las Universidades de Sao Paulo y de Yale, nuestra conversación principalmente versó sobre la actual actual del pensamiento de Carl Schmitt.

La influencia de la filosofía dworkiniana en América Latina

El 23 de abril de 2013, el Instituto Latinoamericano de Democracia y Desarrollo (ILADD) organizó este encuentro que contó con las exposiciones de Roberto Gargarella (UBA, UTDT, CONICET, Argentina) y Ronaldo Porto Macedo Júnior (USP, Brasil) y la introducción de Marcelo Alegre (UBA, Argentina)

Conexão Jurídica Entrevista – Programa 7 – Tema: Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016

Programa realizado pela FGV – Direito Rio, em agosto de 2012, apresentado por Felipe Asensi junto aos convidados Prof. Marcelo Lennertz e Prof. Maurício Portugal. O programa coloca em pauta as demandas de infraestrutura e o legado a ser deixado pelos grandes eventos esportivos a serem realizados no Brasil.

Shakespeare, Teoria Política e Direito – Parte 7 – Ronaldo Porto Macedo Jr.

O evento buscou contribuir para o esforço de renovação das matrizes que informam a reflexão do Direito e da Teoria Política no Brasil. Mais especificamente, teve por objetivo divulgar e disseminar a contribuição teórica que decorre da aproximação entre Teoria Política e drama nas formas de apropriação e representação coletivas dos modos de organização do Estado. Estudos recentes têm apontado para importantes pontos de convergência entre os momentos que caracterizam a pré e a pós-modernidade. Questões centrais como as formas de legitimar o poder soberano, de definir o melhor regime político, de negociar as diferenças entre grupos étnicos e culturais, de estabelecer as fronteiras da individualidade e do privado, com toda a gama de implicações jurídicas e políticas que acarretam, marcam um e outro momento. O drama elisabetano, como já se notou, em sua intenção deliberada de atender às expectativas de segmentos sociais absolutamente diversos, torna-se instrumento particularmente útil para aqueles que buscam entender a atmosfera intelectual da época, a vivacidade de seus embates e de suas contradições. Ele revela, em sua articulação e movimento, distinções importantes que a sociedade faz entre bem e mal, entre certo e errado, entre justo e injusto. Ele é, nas palavras de Hamlet, o espelho no qual o tempo pode contemplar sua própria miséria (Hamlet, III,2), e nos permite compreender, sob uma nova perspectiva, a contribuição de teóricos do período (como Maquiavel, Hobbes e Bodin, por exemplo) que buscavam enfrentar as mesmas questões. Para atingir seu objetivo de divulgar e aprofundar essa matriz de reflexão e dar organicidade a esse debate dentro do Brasil, o evento contou com a presença de renomados especialistas estrangeiros (Rebecca Lemon -- University of Southern California e Arthur Marotti -- Wayne State University) e de professores e pesquisadores de diversas regiões do Brasil